Logo tour Trips
Logo tour Trips

 





facebook tour Trips twittertour Trips

Tour virtual 360 Praça Pão Açucar- RJ


    Sobre a Cidade


    Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul, a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.
    É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o Morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval. Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 140 bilhões de reais (IBGE/2007), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo.
    Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 17% da produção científica nacional - segundo dados de 2005. Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC). Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763, capital do Império Português na época das invasões de Napoleão, capital do Império do Brasil, e capital da República até a inauguração de Brasília, na década de 1960. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca.


    Quando Ir ?
    Mesmo sendo o Rio de janeiro uma cidade turística e receber pessoas do mundo todo ao longo do ano inteiro existem períodos onde tudo fica mais fácil e barato para viajar. Entre essas datas, existem duas ocasiões que atraem muitos turistas que é o carnaval e o ano novo. Apesar das tarifas e diárias como vôo e hotel subirem um pouco a mais que o normal, as pessoas sempre preferem viajar nesses períodos por serem datas comemoradas com muita alegria e diversão, além da receptividade do povo carioca. A tradição do carnaval carioca é conhecida no mundo inteiro, assim como a queima de fogos na praia de Copacabana na noite do réveillon. Com relação ao clima e o tempo, o ideal é sempre ir antes ou depois do mês de janeiro, por ser período de chuva no sudeste.
    O que Levar ?
    Uma viagem começa pelo planejamento, pois isso diminui o risco de ocorrer os imprevistos e acabar esquentando sua cabeça com probleminhas que poderiam ser evitados, lembre-se você está aqui para se divertir. O Rio de janeiro é um lugar com clima tropical, clima fresco e quente, e por conta da maresia, normalmente à noite sempre refresca um pouco, então é recomendamos que você tenha sempre a mão um casaco fino ou uma blusa meia estação dentro da mala. Leve sempre roupas confortáveis, principalmente para ir à praia, e evite estampados para caso venha precisar repetir a peça, não seja facilmente identificada, se puder leve sempre um conjunto de peças mais social caso queira sair à noite nos diversas atrações noturnas da cidade. Em lugares como o Rio de janeiro, com vários pontos turísticos é de bom tom, sempre levar um par de tênis, que é mais confortável e adequado a caminhada. Antes de qualquer coisa dê uma olhadinha na aba Previsão do Tempo do Rio de Janeiro na época que você estiver pensando em viajar para cá; para que você tenha uma noção mais apurada de quais os tipos de vestimentas trazer consigo. Visto a Previsão do tempo, vamos sugerir a você o que colocar na mala:

    1) Procure levar algumas roupas mais sociais caso você queira conhecer alguns dos restaurantes disponíveis em Angra.

    2) O look ideal para os passeios diurno de barco ou na rua mesmo, são shorts e blusinhas frescas, tênis e biquínis.

    3) Lembre-se que o Rio de Janeiro é um lugar com clima tropical, e a noite normalmente esfria, por conta da maresia, então não se esqueça de trazer um casaquinho na mala, vai que...

    4) Para economizar espaço na mala, dê preferência para roupas que não amassam assim você não gasta com lavanderias que passam as roupas e ganha tempo, evite trazer roupas estampadas, pois elas te deixam identificável pois chama atenção e caso você precise repetir a peça vai ser um visual fácil de lembrar.

    5) Uma dica bem legal é sempre trazer roupas de cores neutras e que podem combinar entre si e com outras peças, assim você consegue monta outros visuais com poucas roupas, e economizar espaço na mala.

    6) Em sua mala de mão leve apenas os acessórios e itens básicos como repelente, máquina digital, medicamentos, protetor solar, entre outras coisas.

    O que Fazer ?
    Embora Rio de Janeiro seja um estado considerado pequeno, há uma grande variedade de pontos turísticos que valem a pena serem visitados. Alguns se destacam por serem bem procurados como, como o cristo redentor e o pão de açúcar. Eleito a “maravilha do Rio”, o corcovado, onde se encontra no topo o cristo redentor, recebe milhares de visitantes por dia e de quebra ainda atrai turistas para um convidativo passeio de bondinho pelo pão de açúcar. Outro lugar que chama atenção de quem vai conhecer o Rio é a cidade do samba, local onde se festeja o carnaval o ano todo e permite que o público acompanhe os preparativos para o desfile de carnaval. O sambódromo também é local de visita para turistas que adoram assistir aos desfiles e se encantar com tanta beleza. Mais para quem busca mais emoção e aventura há também os tradicionais passeios de helicóptero que sobrevoa toda a cidade do Rio de janeiro e permite uma bela vista do alto. Se preferir uma coisa mais sossegada, conheça as margens do oceano fazendo um passeio de barco pela Baía de Guanabara. Já dentro da cidade você pode fazer um lindo passeio de jipe e conhecer os pontos turísticos mais visitados que o Rio oferece.
    Previsão do Tempo

    Seu ponto mais elevado, encontra-se próximo aos 1.500 metros de altitude, no Pico do Sinfrônio, divisa com o Município de Mangaratiba.

    Com um clima Tropical Úmido na classificação de Thornthwaite, possui forte influência da maritimidade, em função da sua proximidade com o mar e da forte ocorrência de chuvas orográficas, promovidas pela proximidade da Serra do Mar, a linha do litoral.

    Os aspectos fisiográficos mais importantes da região, definem-se pela vertente atlântica da Serra do Mar, com terrenos montanhosos de forte declividade, estreitas planícies aluviais descontínuas ao longo do litoral e inúmeras enseadas e ilhas, resultantes do afloramento de escarpas diretamente do oceano.

    O clima Tropical Úmido favorece a ocorrência de farta vegetação de floresta Tropical Úmida (Mata Atlântica) encontrada principalmente nas encostas.

    Dados Básicos do Rio de Janeiro

    Estado: Rio de Janeiro
    Região: Sudeste
    População: 6.323.037 (2010) habitantes
    DDD: (21)

    Predominam no estado do Rio de Janeiro os climas tropical (baixadas) e tropical de altitude (planalto). Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, domina o clima tropical semi-úmido, com chuvas abundantes no verão, que é muito quente e invernos secos, com temperaturas amenas. A temperatura média anual é de 22°C a 24°C e o índice pluviométrico fica entre 1.000 a 1 500 milímetros anuais. Nos pontos mais elevados da região serrana, limite entre a Baixada Fluminense e a Serra Fluminense, observa-se o clima tropical de altitude, mas com verões um pouco quentes e chuvosos e invernos frios e secos. A temperatura média anual é de 16°C. Na maior parte da Serra Fluminense, o clima também é tropical de altitude, mas com verões variando entre quentes e amenos e na maioria das vezes, chuvosos, e invernos frios e secos, com índice pluviométrico elevado, se aproximando dos 2 500 mm anuais em alguns pontos.

    Maiores Informações

    Informações Úteis DDD: 21
    DDI: 55
    Voltagem: 110 V
    (Bandeira) (Brasão)
    Lema: RECTE REM PVBLICAM GERERE
    (traduzido do latim, significa: "Reto Gerir da Coisa Pública")
    Hino: Hino do Rio de Janeiro
    Gentílico: fluminense Localização
    - Região Sudeste
    - Estados limítrofes Espírito Santo (nordeste), Minas Gerais (noroeste) e São Paulo (sudoeste)
    - Mesorregiões 6
    - Microrregiões 18
    - Municípios 92 Capital Rio de Janeiro Governo 2011 a 2015
    - Governador(a) Sérgio Cabral Filho (PMDB)
    - Vice-governador(a) Luís Fernando de Sousa (PMDB)
    - Deputados federais 46
    - Deputados estaduais 70 Senadores Francisco Dornelles (PP)
    Lindberg Farias (PT)
    Marcelo Crivella (PRB) Área
    - Total 43 696,054 km² (24º)
    População 2010
    - Estimativa 15 993 583 hab. (3º)
    - Densidade 366,02 hab./km² (2º)
    Economia 2009
    - PIB R$353,9 bilhões (2º)
    - PIB per capita R$22127,62 (3º)
    Indicadores 2008
    - Esper. de vida 73,4 anos (10º)
    - Mort. infantil 18,9‰ nasc. (10º)
    - Analfabetismo 4,4% (3º)
    - IDH (2005) 0,832 (4º) – elevado[4]
    Fuso horário UTC-3
    Clima Tropical e tropical de altitude Aw/Cwa/Cwb
    Cód. ISO 3166-2 BR-RJ
    Site governamental www.governo.rj.gov.br