Logo tour Trips
Logo tour Trips

 





facebook tour Trips twittertour Trips

Tour Virtual 360 Pousada Villagio de Assis - Ilhabela - SP


    Sobre a Cidade


    Em 20 de janeiro de 1502 a primeira expedição exploradora enviada ao Brasil pelos portugueses, comandada pelo navegador português Gonçalo Coelho e trazendo a bordo o cosmógrafo italiano Américo Vespúcio, encontrou uma grande ilha que, segundo o aventureiro alemão Hans Staden, era chamada pelos tupis de Maembipe ("lugar de troca de mercadorias e resgate de prisioneiros"). Essa ilha, assim como fora feito em outros acidentes geográficos importantes, foi batizada pelos membros da expedição com o nome do santo do dia, São Sebastião. Também se diz que era chamada pelos indígenas por Ciribaí (lugar tranquilo).
    Com a chegada do português Francisco de Escobar Ortiz sendo o primeiro povoador da ilha de S. Sebastião, onde obteve de Pero Lopes de Sousa, donatário da capitania, cem léguas de terra para si e sua nobre geração e de sua mulher Ignez de Oliveira Cotrim, que ambos vieram da capitania do Espírito Santo para a ilha de S. Sebastião.
    Ignez de Oliveira Cotrim era bisavó do Capitão Bartolomeu Pais de Abreu, de João Leite da Silva Ortiz e de sua neta de mesmo nome Ignez de Oliveira Cotrim casada com Antônio de Faria Sodré irmão do Padre João de Faria Fialho.
    Segundo escreveu Pedro Taques de Almeida Pais Leme, foi Francisco de Escobar Ortiz senhor de dois engenhos de açúcar, os primeiros na ilha.
    Devido a sua posição estratégica era muito utilizada para fazer "aguada" ou seja, caravelas e galeões de passagem paravam na ilha para pegar água fresca e viveres.
    Entre os anos de 1588 e 1590 passaram por essa ilha os corsários ingleses Edward Fenton e Thomas Cavendish, esse último depois de ter sido derrotado em Vitória do Espírito Santo, voltou a ilha buscando refúgio, mas sofreu mais uma grande perda de homens em um embate quando uma milicia de portugues os atacaram em uma noite sem que esperassem.8
    Em 1608 chegariam outros sesmeiros que viriam a se estabelecer em ambas as margens do Canal de São Sebastião. Em 16 de março de 1636 seria criada a Vila de São Sebastião, que se desmembrou político administrativamente da Vila do Porto de Santos. A nova Vila abrangeu também o território da Ilha de São Sebastião.
    No começo do século XIX, quando a Ilha de São Sebastião contava com cerca de três mil habitantes e seu principal povoado chamava-se Capela de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso.
    Nessa época foi iniciado um movimento por emancipação da Ilha de São Sebastião da Vila de São Sebastião, liderado pelo capitão Julião de Moura Negrão, pelo Alferes José Garcia Veiga e pelo senhor de engenho Carlos Gomes Pereira. Sensibilizado, o capitão-general (cargo equivalente, nos dias de hoje, ao de governador) Antônio José da Franca e Horta baixou, em 3 de setembro de 1805 a portaria elevando a antiga Capela de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso à condição de Vila. Por indicação do próprio Franca e Horta, a nova vila seria denominada Vila Bela da Princesa, em homenagem à Princesa da Beira, a Infanta Dona Maria Teresa Francisca, filha mais velha de D. João VI e D. Carlota Joaquina, irmã de D. Pedro I. Vila Bela da Princesa foi oficialmente instalada à 23 de janeiro de 1806.
    Em 21 de maio de 1934, o governo paulista realizou, em meio a grave crise econômica pela qual atravessava o país, uma reestruturação na divisão territorial do Estado, quando extinguiu 18 pequenos municípios, entre eles o de Vila Bela da Princesa (cujo nome já havia mudado para Vila Bela), que voltou a integrar o território da Vila de São Sebastião. A extinção do município foi revogada em 5 de dezembro de 1934. Por imposição do governo ditatorial de Getúlio Vargas que baixou o decreto federal nº 2140, o nome de Vila Bela mudou, a partir de 1º de janeiro de 1939, para Formosa. Inconformados, os moradores iniciaram um movimento popular contra o novo nome até que, em 30 de novembro de 1944, o governo estadual baixou o decreto nº 14334, mudando o nome do município, a partir de 1º de janeiro de 1945, para Ilhabela.


    Quando Ir ?


    Em um lugar tão exuberante como Ilhabela, não existe uma data em especial para visitar a cidade, mas é obvio que por ser uma cidade praiana, deve-se dar preferência aos meses de verão, onde se pode aproveitar aquelefinzinho de tarde, com a amada(o) aprecisnao um belo por do sol e tomando uma deliciosa caipvodka ou até mesmo uma aguinha de coco, e aproveitando todas as atrações gastronomicas que a cidade oferece nesse período. Em outras épocas do ano tambéms pode-se aproveitar bastante a cidade por ter sua veia muito cultural e histórica existem diversos passeios e atrações para se visitar na cidade.O turismo movimenta a economia durante a temporada. A população chega a se multiplicar até cinco vezes nessa época. A cada ano cresce o número de turistas. Ilhabela é conhecida por suas praias, cachoeiras, trilhas e borrachudos. Ilhabela também é uma das 65 cidades indutoras de turismo do país e destino de sol e mar do Estado de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014

    O que Levar ?


    Uma viagem começa pelo planejamento, pois isso diminui o risco de ocorrer os imprevistos e acabar esquentando sua cabeça com probleminhas que poderiam ser evitados, lembre-se você está aqui para se divertir. Antes de qualquer coisa dê uma olhadinha na aba Previsão do Tempo na época que você estiver pensando em viajar para cá; para que você tenha uma noção mais apurada de quais os tipos de vestimentas trazer consigo. Visto a Previsão do tempo, vamos sugerir a você o que colocar na mala:

    1) Procure levar algumas roupas mais sociais caso você queira conhecer alguns dos restaurantes disponíveis em Petrópolis.

    2) O look ideal para os passeios diurno nas parias ou na rua mesmo, são shorts e blusinhas frescas, tênis e um casaquinho sempre é bom.

    3) Lembre-se que Ilha Bela é uma Ilha , e a noite normalmente esfria, por conta disso, então não se esqueça de trazer uma casaquinho

    4) Para economizar espaço na mala, dê preferência para roupas que não amassam assim você não gasta com lavanderias que passam as roupas e ganha tempo, evite trazer roupas estampadas, pois elas te deixam identificável pois chama atenção e caso você precise repetir a peça vai ser um visual fácil de lembrar.

    5) Uma dica bem legal é sempre trazer roupas de cores neutras e que podem combinar entre si e com outras peças, assim você consegue monta outros visuais com poucas roupas, e economizar espaço na mala.

    6) Em sua mala de mão leve apenas os acessórios e itens básicos como repelente, máquina digital, medicamentos, protetor solar, entre outras coisas.

    O que Fazer ?


    Uma certa dose de espírito aventureiro é fundamental para conhecer alguns dos mais interessantes atrativos de Ilhabela. Depois de aproveitar o glamour da Vila, esqueça um pouco as pousadas requintadas e as lojas sofisticadas e vá rumo à inexplorada costa Sul, com praias desertas e perfeitas para o surf e o mergulho, cachoeiras limpíssimas e comunidades onde nem se tem a luz elétrica. E prepare-se para ótimas caminhadas e muito sacolejadas em veículos com tração nas quatro rodas. Vai aqui algumas dicas:

    - Passeio de Jipe rumo a Praia de Castelhanos
    - Curtir a Praia do Bonete
    - Banhos nas diversas cachoeiras
    - Compras e Passeios na Vila
    - Visitar e mergulhar na Ilha das Cabras
    - Passeio de Escuna


    Previsão do Tempo


    O clima da região é o tropical litorâneo úmido ou tropical atlântico, classificado como Aw.9 Tem clima quente e úmido, com temperatura média anual de 24,8°C e precipitação anual de 1.504 mm.10 O mês mais quente é fevereiro, com temperatura média de 28,2°C e o mais frio é julho com 20,7°C, sendo que a precipitação é mais concentrada nos meses de verão.10 No entanto, devido às diferenças altimétricas, é possível a ocorrência de diferentes climas em Ilhabela, como o tropical de altitude ou mesmo subtropical nas áreas montanhosas e nos picos. Áreas muito elevadas (acima de 1.000 m) tendem a apresentar temperaturas bastante inferiores às da parte que fica ao nível do mar.

    Maiores Informações


    ILHABELA

    • DDD 12
    • Informações Turísticas
    Tel.: 3895-7220
    • Balsa
    Balsa Hora Marcada
    Tel.: 0800-55510
    Travessia Balsa
    Tel.: 3895-8286
    • Rodoviária de Ilhabela
    Tel.: 3895-8709
    • Rodoviária de São Sebastião
    Tel.: 3892-1072
    • Viação Ilhabela (ônibus urbano)
    Tel: 3895-8258
    • Bancos
    Banespa, Bradesco e Nossa Caixa



    Principais Distâncias de outras cidades

    - Belo Horizonte/MG: 655 Km
    - Florianopolis/SC: 837 Km
    - Guaruja/SP: 141 Km
    - Rio de Janeiro/RJ: 430 Km
    - Salvador/BA: 1.968 Km
    - São Paulo/SP: 210 Km
    - Curitiba/PR: 560 Km